sábado, 19 de novembro de 2011

Igualdade...

Todos tem o seu personagem.
Todo mundo possui sua personalidade.
Alguma pessoas podem dizer o que querem.
Algumas irão te perguntar: o que você necessita?
"Em tempos difíceis", questionam: "o que é suficiente?"
Respondo: "igualdade".
Não tenho medo de expor, de reclamar, reivindicar igualdade.
Pessoas fingem haver igualdade.
Reivindicação de igualdade total.
Responda, a igualdade: nem mais nem menos

Brilhar uma luz ao longo da história. para você e para mim. Não ter vergonha de dizer com orgulho : Alegação de igualdade!
O que é ser igual? Não é algo que medido pela posse, porém pelos atos, pelas atitudes, e os direitos realmente iguais. O acesso a tudo de formas justas e iguais.
Onde um mundo irá evoluir e encontrar paz, se não nos tratamos de formas iguais. Como ouvi certa vez : "você vai a igreja, reza (ora) e chega em casa, coloca uma vassoura atrás da porta (aquela crendice que espanta visita). Tantos outros meios de desigualdade são constantes em nosso dia a dia e somos mesmo causadores dessa desigualdade. Mas que tipo de resultados espera de sua fé se agimos dessa forma ?
Sem politicagem, mas cadê igualdade no direito a saúde, educação, lazer, trabalho, na conversa diária ?
Artigos que leio e o filho que relatava pros pais que levaria o amigo sem braço, sem perna... Os pais pediram então que o filho se livrasse dele, por não ser "igual". Era o próprio filho que acabou por não suportar tamanha desigualdade vindo dos seus. Cada palavra, cada apelido, cada brincadeira que fazemos muito pode marcar uma pessoa, tornando-a "desigual" perante um "modelo estipulado por uma sociedade". Que sociedade é essa que divide, que machuca, que causa dor entre seres que apenas diferem-se pelo poder aquisitivo, afinal, capacidade não falta, apenas oportunidade.
A educação no nosso país tão humilhada, tão desvalorizada e ainda agora, querem mudar nossa gramática. Não por uma melhoria, mas tornando-a mais "povão", linguagem cada vez mais intolerável e chula. Mas como dizia, todo e qualquer profissional passa pelas mãos do professor, que em nosso pais, não tem a igualdade e valor merecido. (Que dirão então os professores de educação física, como eu hehe).
A igualdade, ou melhor, a falta da igualdade está muito além disso. Mas, se começassemos pelas crianças, pela educação, teríamos certamente um mundo mais igual de fato.

Viajei um pouco nesse texto, mas falar em igualdade, não conseguindo esquecer da desigualdade é realmente sufocante.

Um comentário:

  1. Exatamente é assim que acontece,infelizmente!Falam tanto sobre igualdade,mas na realidade não funciona,nao se vê assim..Quem derá um dia termos todos os mesmos direitos,e isso sim ..poderia começar pelas crianças,nada mais justo.Crianças essas que precisam de orientaçao familiar, carinho e amor ;coisas essenciais para o melhor desenvolvimento.
    Vamos acreditar e nunca perder a esperança de um dia melhor..pode ser utopia.. mas os SONHOS ainda move o ser humano!! :)

    ResponderExcluir